Menu fechado

Sobre nós

Conheça a história da ASSMUF – Associação dos Servidores Municipais de Fazenda Rio Grande/PR.
No recém-criado Município de Fazenda Rio Grande havia muitas dificuldades. Entre as quais, um local adequado para os servidores realizarem suas refeições, o que aumentava ainda mais os prejuízos nos labores diários.
Na busca de soluções, alguns servidores, reuniram-se para discutir possíveis alternativas. Assim foram se pautando, até que de repente, nos indos do ano de 1994, por imposição do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, exigia-se à imediata implantação do Estatuto dos Servidores Municipais, sob pena de crime de improbidade Administrativa por parte da Administração, aventando-se inclusive, o não pagamento aos servidores, dos salários do mês corrente.

Desta forma, o Executivo, prontamente indicou alguns servidores que pudessem colaborar na construção do Estatuto, com o compromisso de atender as necessidades de todos os níveis dos profissionais do Município, o qual, depois de finalizado foi encaminhado ao Legislativo Municipal para sua aprovação.

Contrários aos interesses da Administração na época, alguns vereadores, não tinham pretensão de atender o que era imposição da Norma explícita, e já nos bastidores mostravam-se totalmente contrários à apresentação e aprovação do projeto em Plenária.

Sabendo os Servidores, que seriam prejudicados e que poderiam não receber os salários do mês ora trabalhado, reuniram-se em grande número, e pacificamente lotaram as dependências da casa Legislativa. O Presidente da Câmara abriu os trabalhos, e minutos após, sem fazer referência ao projeto apresentado pelo Executivo (Estatuto dos Servidores) deu por encerrada a sessão, causando grande indignação. A partir daquele momento, liderados por alguns dos servidores, um dos quais que se tornaria sócio-fundador da Associação, as portas da casa de Leis foram fechadas, e ele, municiado por cópias de nomeações de pessoas escusas ao serviço público (funcionários fantasmas), iniciaram-se as denúncias contra alguns dos nobres Edis, contrários à aprovação do Estatuto. Cabe destacar que naquela noite, Fazenda Rio Grande, recebeu um efetivo da Polícia Militar jamais visto na cidade.

Os vereadores, sem alternativa, pediram tempo aos presentes, e em outro ambiente, decidiram retomar a sessão e colocar o projeto em votação. Naquela data o projeto ficou aprovado por unanimidade, ficando agendando, a segunda votação, para o dia seguinte. Definitivamente, na noite posterior, ficava aprovado o Primeiro Estatuto dos Servidores Municipais de Fazenda Rio Grande, e cumprida promessa feita pelo Executivo Municipal, logo após o encerramento da sessão, período noturno, os funcionários presentes dirigiram-se ao RH, que ficava em frente à Câmara Municipal para receber seus pagamentos. Seguindo os fatos, dias após, os líderes do movimento reuniram-se com o Prefeito Municipal, e a partir de lá, ficou ajustada a criação da ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FAZENDA RIO GRANDE – ASSMUF.

Fundamentando a parceria, a Administração auxiliou com a cessão de equipamentos, duas funcionárias, e assumiu também o custo do aluguel do local, onde se Estabeleceu 1° restaurante da Assmuf (Barracão aos fundos do Antigo Mercado Celeiro), em frente ao Hospital Municipal. Dava-se aí, o ponta pé inicial de nossa conceituada Associação.

ASSMUF – desde 03/04/1995.

Abrir no WhatsApp
1
Olá, podemos ajudar?